terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Séries/TV: Globo de Ouro traz boas novidades, mas ausências imperdoáveis

Todo início de ano ficamos na expectativa de uma das mais importantes premiações para o cinema e TV (cada vez menos para o cinema). Na manhã desta quinta-feira (15), a Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood  HFPA, na sigla em inglês) apresentou seus indicados à 69ª edição Globo de Ouro, em anúncio feito pelos atores Woody Harrelson, Sofia Vergara, Gerard Butler e Rashida Jones. E como todo ano, bizarrices aparecem na lista, se bem que nesse ano em menor número. Mesmo assim, ainda tivemos alguns furos, mas posso dizer que fiquei feliz na maioria das indicações. A cerimônia será realizada no dia 15 de janeiro de 2012 e contará novamente com a apresentação de Ricky Gervais (que provavelmente será o melhor da noite). Vamos aos comentários:
Melhor Série Dramática
American Horror Story (FX)
Boardwalk Empire (HBO)
Boss (STARZ)
Game of Thrones (HBO)
Homeland (Showtime)

Já começamos com um dos maiores absurdos dos últimos tempos. Cadê “Breaking Bad”? Por que ela não está no lugar de “American Horror Story”? A série teve a sua melhor temporada, mas não foi reconhecida pelos velhinhos da HFPA. Uma pena. Pelo menos fiquei feliz com a indicação de “Boardwalk Empire” e “Homeland”, que dividem com “Breaking Bad” o posto de melhores séries no ar. Também gostei da indicação de “Boss”, outra boa novidade do ano. Mas aposto em Boardwalk.
Melhor Ator de Série Dramática
Steve Buscemi (Boardwalk Empire)
Bryan Cranston (Breaking Bad)
Kelsey Grammer (Boss)
Jeremy Irons (The Borgias)
Damian Lewis (Homeland)

A categoria de melhor ator está muito bem representada. Pelo menos eles reconheceram o ano primoroso de Bryan Cranston, que tem Steve Buscemi como forte concorrente. Também fiquei feliz com a indicação de Kelsey Grammer. Já tinha cantado a bola na minha review sobre a série. Ele está espetacular! Dessa vez Michal C. Hall (Dexter) ficou de fora.
Melhor atriz de Série Dramática
Claire Danes (Homeland)
Mireille Enos (The Killing)
Julianna Margulies (The Good Wife)
Madeleine Stowe (Revenge)
Callie Thorne (Necessary Roughness)

Também gostei das indicadas nessa categoria. Especialmente de Claire Danes, que dá show em “Homeland” e pode fazer frente à Julianna Margulies. Também gostei da lembrança de Mireille Enos, apesar de “The Killing” dividir opiniões.
Melhor série de comédia
Enlightened (HBO)
Episodes (Showtime)
Glee (FOX)
Modern Family (ABC)
New Girl (FOX)

Aqui já temos de novo uma série de problemas, e é por essas que muitos não levam o Globo de Ouro a sério. “Enlightened”, “Episodes”, “New Girl” e especialmente “Glee” não mereciam estar aqui. Sei que é repetitivo, mas cadê “Community”? Mais uma vez a melhor comédia da atualidade fica de fora de uma premiação. Também excluíram “Louie”, que é outro primor. Outra que entraria facilmente seria “Curb Your Enthusiasm” que, apesar de não ter tido sua melhor temporada, é superior a todas as indicadas citadas. Também senti falta de “30 Rock”, que teve uma temporada excepcional, assim como “The Big C”. Até acho “New Girl” bonitinha, mas não merece. “Episodes” é uma série de alguns bons momentos, mas só. “Enlightned” é fraca do ponto de vista narrativo e tem roteiros fracos, apesar da boa atuação de Laura Dern. E “Glee” acho muito fraca mesmo.
Melhor ator de Série de Comédia
Alec Baldwin (30 Rock)
David Duchovny (Californication)
Johnny Galecki (The Big Bang Theory)
Thomas Jane (Hung)
Matt LeBlanc (Episodes)

Gente, sério que indicaram o Johnny Galecki? Por um momento fiquei com medo de indicaram também Ashton Kutcher pela chatice que está “Two and a Half Men”. Também não concordo com a indicação de Matt LeBlanc. Já Alec Baldwin teve novamente um ano primoroso, assim como David Duchovny. Mas fiquei feliz mesmo pela indicação de Thomas Jane, já que “Hung” é uma série muito boa e pouco valorizada. Mas faltou Louis C.K., e isso é imperdoável.
Melhor atriz de Série de Comédia
Laura Dern (Enlightened)
Tina Fey (30 Rock)
Laura Linney (The Big C)
Amy Poehler (Parks and Recreation)
Zooey Deschanel (New Girl)

Acho a maioria merecida. Não concordo com a indicação de Zooey Deschanel, que muitas vezes perde o tom e fica artificial. De resto tudo ok. Mas não é possível que Laura Linney não ganhe. Quem assiste “The Big C” sabe que a mulher arrebenta. Tomara que os globos compensem a vergonha que foi o Emmy.
Melhor Ator Coadjuvante em Série, Minissérie ou Telefilme
Peter Dinklage (Game of Thrones)
Paul Giamatti (Too Big Too Fall)
Guy Pearce (Mildred Pierce)
Tim Robbins (Cinema Verite)
Eric Stonestreet (Modern Family)

Aqui é uma bagunça, já que misturam todos os coadjuvantes de comédia, drama, minissérie e telefilmes. Por isso acontecem atrocidades como a não indicação de Aaron Paul (“Breaking Bad”), que teve, na minha opinião, a melhor atuação do ano na TV. Entre os indicados, todos estão muito bem, mas torço por Peter Dinklage e acho que ele leva uma pequena vantagem (sem trocadilho).
Melhor Atriz Coadjuvante em Série, Minissérie ou Telefilme
Jessica Lange (American Horror Story)
Kelly MacDonald (Boardwalk Empire)
Maggie Smith (Downton Abbey)
Sofia Vergara (Modern Family)
Evan Rachel Wood (Mildred Pierce)

O mesmo se aplica para a categoria de atriz, que fica bagunçado. Apesar de torcer por Kelly MacDonald, acho que Evan Rachel Wood é  merecidamente favorita.
E vocês, o que acharam dos indicados? Sentiram falta de alguém?

Fonte: Cinema com Rapadura

Nenhum comentário:

Postar um comentário